Onde o texto se encontra?

Fernanda Rodrigues
2 min readDec 7, 2020

--

Gosto muito de pensar a respeito de todo o processo pelo qual um objeto editorial passa, desde sua fase inicial, onde temos apenas ideias até seu estágio final, onde já temos um produto pronto!

Mas apesar de todo este percurso ser composto por inúmeras etapas complexas, o ponto que mais me chama atenção é a delimitação do objetivo final daquele objeto editorial.

“Quem vai ler?” “Onde?” “Com qual finalidade?”

Estas são algumas das perguntas iniciais que temos que fazer a nós mesmos antes de iniciar qualquer projeto. São elas que nos guiam pelo caminho adequado e que esteja alinhado com as nossas expectativas de resultados.

De nada adianta ter um livro com excelente conteúdo mas com uma diagramação inadequada para o público-alvo, ou um texto extremamente bem escrito, bem diagramado, porém veiculado em lugares inadequados.

Como falei anteriormente, pensar em tudo isso é um processo complexo e que necessita de muito estudo, pesquisa e atenção. Por isso, nesse texto focarei somente em um pedaço do pedaço de todo esse processo: o suporte e circulação do objeto editorial

E para falar sobre isso, já apresento a ideia inicial do meu projeto de reedição de um objeto literário. A obra escolhida foi: “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles, um livro de literatura infantil com poemas e ilustrações que conversam entre si.

Pensando em toda a digitalização que acontece no mundo atual, imaginei que levar esse objeto literário à uma plataforma mais digital poderia aumentar o alcance dos textos e entregar os poemas para mais crianças, já que essa nova geração está ligadíssima em tecnologias e afins.

Além de migrar para uma plataforma digital, também seria necessário fazer as adaptações, como trazer um efeito mais dinâmico para suas ilustrações, de forma a deixá-las mais interativa com os leitores e levá-los a presenciar uma experiência de leitura diferente da tradicional.

Claro que, como citado no início do texto, ainda precisam ser pensados outros tópicos de adequação que estão envolvidos com essa migração de plataforma para evitar problemas durante o processo, porém, já temos uma ideia inicial para guiar nosso planejamento de editoração!

--

--